Christiane Torloni abre exposição no MAM - SP

outubro 17, 2008


CHRISTIANE TORLONI FAZ LEITURA DE MANIFESTO DO RIO NEGRO EM EXPOSIÇÃO


Foi aberta ontem, na Oca, a exposição que celebra os 60 anos do Museu de Arte Moderna de São Paulo ( o MAM) .Ao lado da abertura da exposição “MAM 60, o MAM-SP também celebra a arte ecológica de Frans Krajcberg exibindo 65 esculturas e 40 imagens do artista brasileiro (ele se define brasileiro, apesar de nascido na Polônia) e contou com a participação de nossa querida atriz Christiane Torloni .“Frans Krajcberg: Natura” retoma as premissas propostas no Manifesto do Rio Negro, que foi lido na abertura pela atriz .

Aos 87 anos, Frans reafirma as bases conceituais de seu Manifesto,que clama por uma nova consciência ambiental e existencial, chamada de naturalismo. A idéiaé que a arte, assim como a visão ambiental do ser humano, seja destituída da busca pelo poder, em qualquer âmbito que isso possa ser encontrado (social, político, religioso), para encontrar uma nova sensibilidade aguçada, livre de julgamentos e diretamente ligada à limpeza e prontidão da percepção. O homem deve abrir sua sensibilidade para o papel soberano da natureza.

Frans Krajcberg


No evento, Frans contou parte de sua trajetória de engajamento pela preservação de nossos recursos naturais, e as dificuldades que enfrentou (e enfrenta) durante este percurso.

O poeta Thiago de Mello, que também se envolve arduamente nas mesmas questões, também marcou presença e disse que a arte, além de ter um compromisso estético com a beleza, deve ter uma “utilidade ética”.

Estiveram no evento também: José Possi Neto, Bia Dória e Caco Rici .


Após as falas de Krajcberg e Thiago de Mello e da leitura do Manifesto por Christiane Torloni, um coquetel foi servido aos convidados e houve discotecagem de Igor Cavalera.

Para conhecer o Manifesto do Rio Negro (Clique Aqui )


FONTE : RG VOGUE / BALANGANDANS / PORTAL ONNE

You Might Also Like

4 Comments

Popular Posts