Christiane Torloni : Coração Valente - 2002

março 28, 2009



A paulistana Christiane Torloni, 45 anos, 25 anos de carreira, 22 de psicanálise, é uma mulher bela e intensa. Filha de atores, tentou negar as origens e poderia ter virado freira ou Socióloga, se não tivesse sido arrebatada pela “certeza espiritual” de que o palco era o seu lugar . Nos anos 80, foi uma sexy symbol engajada, que posava nua e brilhava nos comícios das “Diretas Já”. Christiane só saiu de cena uma vez, depois de uma perda sem tamanho : Em 1991 , um dos seus filhos gêmeos morreu, aos 12 anos em um acidente de carro. Aqui, ela conta como retomou a vida, depois de um auto-exílio de três anos em Portugal . “ Tive de respeitar o tempo da minha tristeza. Só agora, 11 anos depois , começo a recuperar a alegria ” , diz, com a fala mansa e articulada. Casada pela quarta vez. Christiane se acha mais bonita hoje do que quando posava nua e não se mete mais em política. “O palco é meu palanque”, diz.


“Uma pessoa me disse depois de uma peça : Durante 90 minutos esqueci que estou morrendo. Só em sonho isso acontece . Ser atriz é uma prestação de serviço.”


“ Ali eu soube que o palco era o meu lugar, pela emoção que senti.Sempre que entro em cena sinto o mesmo pânico e o mesmo prazer.Não adianta você ter certeza intelectual de qual é o seu lugar. Você tem que ter uma certeza espiritual .”


“ Mensalmente recebia cartas de fãs me dando apoio, dizendo para eu não desistir da carreira . [...] Ás vezes as pessoas não sabem o quanto são amadas e se deixam ir . Para mim disseram : Volte. Sou privilegiada porque tive proteção e conforto na dor.”





“ A vida só uniu a gente. Eu só engravidei uma vez na vida e porque quis. O Denis já tinha sido casado e quis ter filhos comigo, eu só tive com ele , foi um encontro.”


“ Eu sou mãezérrima. De colocar no colo , lamber. É bom ver o filho crescer. [...]Nossa relação mudou com a perda, mais do que mãe e filho nos tornamos parceiros.”


“ Tenho pânico de qualquer coisa que possa significar a morte iminente. Nunca fui santa, mas o fato de experimentar as coisas não quer dizer que você vai aderir à elas. [...] Parei de fumar para fazer Salomé . Bebo na medida do prazer. Qualquer coisa que compromete o meu equilíbrio compromete a minha carreira . Então, me cuido."





“ O Eduardo Mascarenhas dizia que eu tinha um índio paranóico no peito . Se bate uma janela, sei qual foi a janela, de qual quarto . Aquariano é assim . Você não é antenado , é a antena.”


“ Um dia eu disse a ele : Minha relação com você não se limita a esse espaço, ela pode ser mais importante. Como foi.”



“ Eu sempre me apoiei na imagem do professor, do diretor , do terapeuta. Tenho alma de aprendiz “



“ Gosto da minha solidão e o Ignácio adora a dele. Não precisa ficar aquela “ nóia “ de onde está o outro. O outro estará com você porque quer e não porque tem que estar.”




“ Meu conceito de beleza está ligado a saúde mental, física e afetiva. Há pessoas lindas que se destruíram porque a cabeça ou o coração não seguraram. Se você cuida da alma. o seu corpinho, a sua casinha, tudo fica melhor.”





" Os outros me acham forte e grande , sempre me dão roupa dois números maior . O que me dá força é a fé e o reconhecimento do meu trabalho. É o que me permite OUSAR."



LEIA A MATÉRIA COMPLETA ( CLIQUE NAS IMAGENS)




* MATÉRIA ENVIADA POR SANDRA PAULO

You Might Also Like

5 Comments

Popular Posts