Christiane Torloni e Victor Fasano entregam as um milhão e cem mil assinaturas em Brasília

maio 13, 2009


Em entrevista , Christiane e Victor emocionados falam sobre a entrega das assinaturas do movimento Amazônia Para Sempre e a importância da vigília como manifestação em prol da preservação da nossa floresta.


====> A vigília já iniciou e vários temas estão sendo debatidos sobre a importância da floresta . Christiane e Victor terão a palavra em breve [ 20:00]

====> Christiane Torloni discursa e relembra que já esteve há exatos 25 anos na mesma casa , lutando pela democratização do Brasil. Ela ainda era uma menina e tinha os mesmos sonhos . Christiane repetiu a frase de Martin Luther King: " I have a Dream". No final do discurso Christiane deu o seu grito em prol da Amazônia : Selva !

PRIMEIRO VÍDEO : CHRISTIANE TORLONI E VICTOR MOSTRAM AS ASSINATURAS E FALAM DA IMPORTÂNCIA DA VIGÍLIA AMAZÔNICA




SEGUNDO VÍDEO : DISCURSO DE CHRISTIANE TORLONI NO PLENÁRIO

O DESPERTAR DA FLORESTANIA

Eu dei um título a minha fala que por incrível que pareça eu aprendi no Acre há dois anos atrás , chama-se “ O despertar da florestania”.Como disse meu companheiro de luta , lutas, hoje é um dia especial. Dia de Nossa Senhora de Fátima e também quando se comemora os 120 anos da libertação dos escravos no Brasil . Então eu convido os presentes a uma oração silenciosa, particular e ecumênica da sua própria ave-maria, pedindo que nossa Senhora nos inspire essa noite e nos ilumine para essa vigília que agora começa. E O que é do céu ao céu, o que é da terra à terra ! Se bem que segundo Shakespeare: "Existe mais infinitas coisas entre o céu e a terra do que supõe a vossa vã filosofia" .

Há 50 anos atrás um grande homem, Martin Luther King lutou até seu último suspiro pela liberdade de um povo e pelo reconhecimento dos direitos democráticos de uma nação. Ao começar os seus discursos ele dizia uma frase que virou o seu lema e seu símbolo: I have a Dream. Eu tenho um sonho !

Há exatos 25 anos, nessa mesma casa , eu, uma menina de 25 anos e toda uma nação vimos o nosso sonho de avanço democrático ser pulverizado diante dos nossos olhos, espantados , quando uma minoria de senadores biônicos votou contra a vontade de milhões de brasileiros que lutavam pelas Diretas Já !

Hoje não existe mais senadores biônicos, nem categorias biônicas parlamentares, no entanto como dizem as más línguas ou as línguas más , para eles a opinião pública é lixo, pois apesar das liberdades democráticas e da força da comunicação com a convicção da sua imunidade e da sua impunidade eles continuarão a ser re-eleitos .

Estamos novamente num ano pré-eleitoral, então eu convido as línguas do bem, aqueles que entendem que a política é uma ciência maior, a se juntar a essas um milhão de vozes que estão aqui, aos 45 milhões que protestaram contra o desmatamento no site Globo Amazônia e aos 95% de brasileiros que realmente se manifestaram contra a devastação na enquete da data folha, a defender não somente com palavras, mas com gestos precisos e inequívocos esta que é a última floresta tropical do planeta.

Essa mesma opinião pública que vem sendo ignorada, desconstituída e ridicularizada, está aqui dizendo claramente que não aguenta mais ver a coisa pública usada como moeda de troca para anseios que só aumentam o poder, contas irregulares, mansões e castelos faraônicos .

Hoje muitos de seus estados têm sido castigado por enchentes, desabamentos ou estiagens nunca antes registradas. Mas do que qualquer outro argumento sobre o aquecimento global ou das mudanças climáticas, a própria natureza está gritando e bem alto que infelizmente já passou dos seus limites. Esta noite, esta noite ! Os que insistem em usar a nossa floresta como moeda de troca em seus negócios devem ser identificados e banidos nas próximas eleições.

A questão da Amazônia exige uma política de estado e não de nenhum governo . E se é mesmo verdade que aqui ainda resistem políticos que pertencem as mais arcaicas ideologias, é chegado o momento de como diz o nosso querido Shakespeare de transformar a velhice em sabedoria e reafirmar o compromisso de florestania com a nação e com o século 21 no qual entramos inexoravelmente .

A prova disso é que nessa noite , de histórico encontro democrático , a tecnologia está nos conectando não só com o Brasil, mas também com o mundo. Nós não estamos sós ! Ultrapassando as paredes desse plenário estamos sendo observados e também julgados.

Não nos enganemos a Amazônia é hoje a menina dos olhos de muitas nações que insistem em afirmar que ela é um Patrimônio da humanidade . Não podemos nos esquecer que ainda no final da era Bush assistimos a quarta frota espreitando os Mares do Cone Sul , portanto afirmar uma política severa de preservação é também um atestado inquestionável de soberania.

Hoje , 120 anos depois da assinatura da Lei Áurea, vamos também assinar a libertação dos escravos da ganância e da corrupção e garantir que o sonho de toda uma nação que nos acompanha hoje, não seja demolido novamente como há 25 anos atrás .

A democracia venceu o golpe da ditadura e hoje talvez ela não aguente golpes da própria democracia . Vamos juntos reafirmar o nosso amor pela floresta Amazônica .
Selva !

TERCEIRO VÍDEO : CHRISTIANE TORLONI NO JORNAL NACIONAL FALA DO AMAZÔNIA PARA SEMPRE

=====> Christiane Torloni lê os últimos depoimentos, do presidente da Fiesp e de Tony Ramos .Vigília termina 2:20 da manhã com sensação de dever cumprido . Que nossas vozes sejam ouvidas ! Obrigada Christiane e Victor por nos representarem tão bem !

QUARTO VÍDEO : CHRISTIANE TORLONI FAZ UM BREVE DISCURSO ENTREGANDO AS ASSINATURAS DO AMAZÔNIA PARA SEMPRE E APRESENTA VÍDEO

MAIS VÍDEOS [ EM BREVE ]

FONTE : FOTOS - AGÊNCIA SENADO

You Might Also Like

2 Comments

Popular Posts