Presidente Lula assina manifesto Amazônia Para Sempre encabeçado por Christiane Torloni e Victor Fasano

junho 04, 2009

Lula recebe Christiane Torloni e Victor Fasano e adere ao abaixo-assinado Amazônia Para Sempre

“O presidente não só assinou [o manifesto], como assinou ao lado [da assinatura] do Pelé”, disse a atriz Christiane Torloni.




O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aderiu na tarde desta quinta-feira ao abaixo-assinado contra o desmatamento na Amazônia, entregue pelos artistas Christiane Torloni e Victor Fasano e organizado pelo Movimento Amazônia para Sempre. O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) também participou da cerimônia. O documento conseguiu mais de 1,1 milhão de assinaturas por meio do site da organização (www.amazoniaparasempre.com.br).

O movimento, que esperou um ano para ser recebido por Lula, celebrou a adesão do presidente e organizou ainda uma manifestação na Esplanada dos Ministérios para comemorar a semana do meio ambiente.

Amanhã, Lula e Minc devem viajar para assinar a criação de áreas de conservação ambiental.




Segundo o site Terra , Christiane Torloni e Victor Fasano que entregaram o manifesto ao presidente , ouviram de Luiz Inácio Lula da Silva o reforço ao compromisso com as metas de desmatamento zero até 2015 e responsabilidade da União sobre o Código Florestal.

Apesar das divergências com outros ministros e com os representantes dos grandes produtores rurais , o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc , que estava presente na entrega do manifesto, disse que não deixará o cargo . Christiane e Fasano saíram em defesa do ministro Carlos Minc. Segundo ela, o governo sofreu uma perda com a saída da ex-ministra Marina Silva e não poderia abrir mão de outro ministro do Meio Ambiente.

"É muito complicado perder um segundo ministro no mesmo governo. A democracia não aguenta um golpe na própria democracia, como foi com a ministra Marina Silva", diz Torloni.



Segundo o site G1 , Os atores Christiane Torloni e VicTor Fasano disseram ter conversado com o presidente sobre a criação de umPAC ambiental”, e a criação de umauniversidade da floresta”. “Queremos que o seringueiro e o filho do seringueiro sejam PhD em floresta, que o índio e o filho do índio sejam experts na criação de peixes. Queremos criar uma ciência da floresta”, disse Fasano. Na reunião, os atores apresentaram a Lula um vídeo sobre a região.

Christiane Torloni defendeu também a criação de varas judiciais ambientais, para tratar de questões relacionadas ao meio ambiente. Sobre a MP da Amazônia, quer permite ao governo doar ou vender terras sem licitação na região, a atriz disse que “não se pode dar terras a grileiros”. A MP foi aprovada nesta quarta (3) no Senado, com alterações em relação ä proposta original, defendida pela área ambiental.

“Há nove meses, esperamos por este momento [de entregar o manifesto com um milhão de assinaturas]. Não pode ser uma coincidência”, afirmou a atriz, referindo-se à votação da MP no Senado e ao dia mundial do meio ambiente, comemorado nesta sexta (5).

O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) disse, após a reunião com os atores e o presidente Lula, que vai propor mudanças na MP.



O site Folha destacou que a presença de Christiane Torloni e Vitor Fasano no CCBB virou também um ato pela permanência de Minc no cargo. "A democracia não vai aguentar mais um golpe da democracia", afirmou Christiane. "Não vai ser bom para o Brasil perder um segundo ministro do Meio Ambiente", disse, referindo-se à demissão de Marina Silva no ano passado. "Esse debate deve chegar ao fim. É preciso organizar a casa para termos ordem e progresso."
.
A atriz elevou o tom nas críticas e chegou a fazer referências ao escândalo do assessor petista que foi preso com dólares na cueca em 2005. "Esta casa está sendo observada", disse. "Temos de saber quem é a favor da preservação da Amazônia e quem é a favor de colocar o dinheiro na cueca", afirmou, para desconforto da líder do governo no Congresso, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), presente à audiência.

Diante dos holofotes e da presença dos atores, a líder não saiu em defesa dos ministros atacados por Minc. Ela chegou a reconhecer que "o debate está crítico". Depois, explicou que fazia uma referência ao debate que ocorre em "toda" a sociedade. Na saia justa, Ideli só esboçou um sorriso após a entrevista, quando Christiane combinou com ela um novo manifesto, desta vez contra a destruição na Mata Atlântica.
.
"Vamos começar por Minas", disse a atriz, baixinho, na saída, já entrando no carro. No Estado governado pelo tucano Aécio Neves, foi registrado um elevado índice de destruição da cobertura nativa.eles destacaram "Esse debate deve chegar ao fim. É preciso organizar a casa para termos ordem e progresso."


======> ASSISTA O VÍDEO QUE PASSOU NO JORNAL NACIONAL


Os artistas da ONG Amazônia Para Sempre levaram ao presidente Lula um manifesto com 1,1 milhão assinaturas pedindo o fim do desmatamento. O presidente assinou o documento e reafirmou o compromisso do Governo com a preservação do meio ambiente.

Mas os artistas se mostraram preocupados com a aprovação de uma Medida Provisória que, segundo ambientalistas, vai beneficiar invasores de terras e desmatadores.

“Nós vamos dar terras a quem é legal. A gente não pode dar terra a laranja, a grileiro”, disse a atriz Christiane Torloni.

--------
===== >[ FIQUE LIGADO ! ] MP DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DA AMAZÔNIA FOI APROVADA PELO SENADO !

Infelizmente , o plenário do Senado aprovou, na noite desta quarta-feira (3), a Medida provisória que permite a regularização de terras ocupadas na Amazônia Legal, situadas em áreas da União.

Ao final do processo, prevaleceu o entendimento defendido pela relatora da medida, senadora Kátia Abreu (DEM-TO), que mantinha o texto encaminhado pela Câmara dos Deputados. Com isso, serão regularizadas as ocupações de áreas de até 1.500 hectares, realizadas de maneira pacífica, antes de 1° de dezembro de 2004. Poderão ser beneficiadas com a regularização pessoas físicas e jurídicas que exerçam a exploração direta ou indireta dessas terras. A matéria será agora encaminhada à sanção presidencial.

O líder do PT, Aloízio Mercadante (SP), afirmou que a redação do texto-base favorece grileiros. “Com a permissão para empresas, pode ser permitido que uma verdadeira indústria de grilagem seja legalizada”.



FONTE : Folha Online /Terra / G1 / Fotos: Ricardo Stuckert (Secretaria de Imprensa da Presidência da República )

You Might Also Like

8 Comments

Popular Posts