52 reflexões para Christiane Torloni :Perfeição !

janeiro 26, 2010

Tema 31 : Perfeição
por Camilla Valadão



Talvez nunca possamos ter certeza da existência da perfectibilidade humana. E se ela realmente existir, talvez nunca saibamos a porcentagem exata de sua eficiência. No meio dessas incertezas e desconhecimento a mente ávida trabalha para ocupar o espaço vazio do significado dessa palavra: perfeição. Por que não acreditar que tal denominação difere de mortais para mortais? Ou então, por que não destinar tal denominação a ser adjetivo de uma das primeiras coisas que tomam lugar no universo, no mundo e na Terra? A vida! O quê seria mais digno de ser entendida como perfeita do quê a vida? O ciclo natural de nascer, crescer e morrer está em todas as sementes e plantas, em todos os animais e seres humanos. Com a vida há a possibilidade de escolhas, o livre arbítrio, os tijolos para construirmos o mundo em que desejamos viver e a pessoa que queremos ser. A vida é a perfeição que abre portas na busca de outras e novas perfeições no reino das idéias, ações e sentimentos.


Se a perfeição é uma busca insana porque leva os homens a erros e à loucura na luta contra a própria essência do humano que afirmam ser imperfeito, que percebamos esse evento pelos próprios pés, mãos, mente e todo o corpo. E mesmo que isso seja assim, William Shakespeare costumava dizer que “Ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa”. Se o grande escritor nos permite utilizar dessa teoria, não há palavras melhores que possam vestir a grande mulher, artista e humana que rouba a paixão mais fulminante que poderia nos habitar. Tu és perfeita seja no drama, seja na vida. Nas lágrimas e risos que andam por telas e ilustram páginas de papel. Na voz forte que clama o futuro de nosso verde. Em cada coração que se deixou apaixonar pelo encanto de teu nome e tudo o mais que o acompanha.


Se disser que não é assim, que é apenas humana, como convencer nossos olhos e sentimentos de que tal paixão é exagero? Se a perfeição existe, tem seu nome. Se é ilusão...é uma ilusão muito bonita que existe na mais pura realidade. Sejas sempre e apenas tu, e a perfeição terá morada eterna em nossa alma!


*Poema: “A perfeição” in A Descoberta do Mundo, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984, p. 226

Jornal de Poesia - http://www.revista.agulha.nom.br/cli.htm acessado em 30 de janeiro de 2009

*Citação: William Shakespeare (no segundo parágrafo)

http://www.pensador.info/p/perfeicao/1/ acessado em 30 de janeiro de 2009



[ Divisor de página para o tema 32 - Prazer]

You Might Also Like

1 Comments

Popular Posts