25 anos de Jô penteado, uma das personagens mais marcantes de Christiane Torloni na TV

abril 17, 2010


Há 25 anos atrás , em 15 de Abril de 1985, no horário das 18 horas , ia ao ar o primeiro capítulo de A gata comeu, regravação de uma novela escrita por Ivani para a extinta Rede Tupi, A Barba Azul, exibida em 1974.

Christiane Torloni fez um grande sucesso na pele da personagem principal, Jô penteado , que anteriormente havia sido interpretada pela atriz Eva Wilma . Até hoje a personagem é lembrada pelos fãs de Torloni, por seu ar genioso , pelas inacreditáveis cenas que protagonizou ao lado do professor Fábio ( Nuno Leal Maia) e, é claro, por seu penteado ( corte geométrico ) , que virou moda nos anos 80. Saiba um pouco mais sobre a personagem !


Alguns personagens têm a capacidade de mexer com os hormônios dos telespectadores, quando esse mesmo personagem é interpretado por um ator fascinante, o conjunto exerce fixação no público e logo ambos se tornam unanimidade.


Jô Penteado marcou uma geração e aos longo de 25 anos permanece viva ! Como uma brasa, queima a memória de qualquer fã. Joana era o ' avesso do avesso', era vigor, era liberdade desenfreada, o amor torto e jovial, a adolescente , a mulher... De passos largos e firmes ia a frente de seu tempo e domava todos que não a domavam.


Nascida em meio à alta sociedade, Jô era famosa por seu gênio difícil e por fazer de seus noivos gato e sapato. Temperamental, mimada e ainda pro cima, sonâmbula, Jô vê seu destino cruzar com o de Fábio ( Nuno Leal Maia), em convivência forçada, culminando em uma tempestuosa paixão.


Aquela que se acostumou a ter todos os homens a seus pés, se viu, de repente, diante de um que não a obedecia, não a mimava, e sim, a enfrentava de igual para igual. Daí, foi um passo para Jô cair de amores por ele.


A gata comeu, de Ivani Ribeiro, foi um marco nos anos 80, mas seu sucesso se deve em grande parte a Christiane Torloni, que de forma espetacular, eternizou e transformou Jô Penteado em um dos melhores personagens da televisão brasileira. Christiane trouxe à tona a criança que tinha dentro de si e a soltou nos estúdios globais, para que ela brincasse e desse vida a esta personagem fascinante.


Toda vez que lembramos da Jô, pensaremos em seus ataques de sonambulismo, nas brigas hilariantes com o professor Fábio, em seu ego aflorado e mimado, mas principalmente , nos lembraremos também de seu amadurecimento através do amor.


Lembraremos, acima de tudo, da atuação de Torloni, que tornou Jô penteado uma personagem singular e marcante, de um carisma tal que os telespectadores não conseguiam deixar de amar, a despeito do seu jeito temperamental e egocêntrico. Torloni tem essa capacidade de transferir seu carisma pessoal às personagens que interpreta , tornando-os apaixonantes!


Com Jô penteado não foi diferente. Lá estava ela, todos os dias, às 18 horas, aprontando das suas, na telinha. A impressão que temos é que Torloni abriu sua caixinha de brinquedos e fantasias, guardadas e em suas memórias, e remodelou para dar vida a Joana. O que tirou de si própria ? Talvez o ar sapeco e moloque,a alegria e a energia de viver!


Jô Penteado só poderia mesmo ter sido representada por Christiane Torloni, nenhuma outra atriz teria a capacidade lúdica de atuar brincando, e de brincar atuando. Por isso, Jô penteado será eterna em nossas mentes, assim como a própria Christiane, cujo brilho jamais apagará!


===> Trecho extraído do livro Dama nos palcos , guerreira na vida, as personagens mais marcantes na visão dos fãs – Jô Penteado, Torloni Star, 2007


Relembre algumas cenas marcantes de Christiane Torloni em A gata comeu ...


Dalton Mello faz resumão sobre A gata comeu , comemorando seus 25 anos



Briga de Jô e Fábio na entrada da Lancha


Briga com tapas entre Jô e Fábio - "Bateu-levou"




Jô sonha com Fábio




Primeiro beijo entre Jô e Fábio



Clipe com as melhores cenas



Assista muito mais cenas da novela (Clique Aqui)

You Might Also Like

7 Comments

Popular Posts