Christiane Torloni: " Novela é entretenimento, não é o programa do mensalão, isso é realidade, os caras têm que ser condenados."

agosto 24, 2012


Christiane Torloni falou sobre sua última personagem na TV, na novela Fina Estampa (2011) - a vilã Tereza Cristina -, e traçou um paralelo com a política brasileira, tendo como foco a impunidade, em entrevista para o Virgula Famosos, durante o lançamento do livro Violenta, de Eduardo Ruiz, na noite desta quinta-feira (23), na Livraria Cultura, em São Paulo.

“A Tereza Cristina não é uma pessoa, não é real, se você fizer uma comparação com Avenida Brasil, você encontra Carminhas por aí, você encontra as Ninas por aí, mas você não encontra a Tereza Cristina ou o Crodoldo Valério por aí. O Aguinaldo [Silva] se permitiu, dentro de uma trama que seria realista, dar aquele tempero que ele já deu em outros trabalhos de um realismo fantástico, que é trazer personagens que são quase de histórias em quadrinhos. Não estou defendendo a personagem, porque nem defendia quando fazia, mas me divertia muito. É diferente de América (2005), que eu fazia uma cleptomaníaca (a personagem Haydée), era muito doloroso de fazer. A Tereza Cristina não é desse mundo e isso o Aguinaldo deixou muito claro nos cinco primeiros capítulos que ele mandou para a gente. Teve momentos de muita humanidade, que é para chegar às pessoas, mas é como a borbulha do champanhe, sabe? Para descer melhor”, disse a atriz.

Ela ainda falou sobre o governo da atual presidente Dilma Rousseff. “Novela é entretenimento, não é o programa do mensalão, isso é realidade, os caras têm que ser condenados. Essa é a prova de fogo do governo da Dilma. Dentro do mandato dela está tendo o maior julgamento que a história da República já viu. Isso não vai ficar para o presente, vai ficar para o futuro. Isso é história e nós somos responsáveis por isso. Se nós permitirmos que isso vire pizza, nós vamos merecer tudo que virá pela frente. O [fato do Fernando] Collor estar de volta ao poder, a gente merece, a gente deixou que isso acontecesse”, completou a atriz, referindo-se ao ex-presidente, que antes de sofrer um impeachment, renunciou ao cargo em 1992 e atualmente é senador.

A atriz não perdeu a oportunidade para citar problemas na capital paulista causados pela ação do homem: “São Paulo está afundada na poluição, por quê? No ponto de vista do meio ambiente, não é uma cidade tratada. Ela tinha que ser inteira verde. Hoje em dia, a arquitetura e engenharia já sabem como deixar a cidade verde. Se não fizer isso, já sabe como vai ser o próximo inverno. 10% de umidade relativa do ar? De quem é a responsabilidade? É nossa! Por que a Avenida Paulista não é inteira arborizada? Porque a gente não quer”.

Fonte: Vírgula

You Might Also Like

3 Comments

Popular Posts