biografia

 


Christiane Maria dos Santos Torloni nasceu em São Paulo, em 18 de fevereiro de 1957.É filha da também atriz Monah Delacy e do ator Geraldo Matheus, fundadores da primeira turma da Escola de Arte Dramática de São Paulo. É mãe de Leonardo Carvalho e avó do Lucca.

Ela não pensava em ser atriz. Chegou frequentar uma Universidade, cursando Sociologia. Mas quis seu destino que seu lugar estivesse em cima dos palcos. Após fazer o curso  de teatro de Jaime Barcellos, percebeu que não tinha mais como fugir daquilo que era a sua verdadeira vocação. 

 Iniciou sua carreira em 1975, aos 18 anos, no caso especial da Rede Globo "O Indulto". Logo depois ( 1976), lá estava ela na novela Duas Vidas, interpretando Juliana, filha do protagonista encenado por Francisco Cuoco.

Ainda bem no início, protagonizou sua primeira novela, Gina, em 1978, mostrando que encarar os desafios sempre foi o seu lema. Já nessa época, era perceptível seu talento e as promessas de uma futura grande atriz. 

Em 1979, estreava nos palcos na peça As Preciosas Ridículas, sob direção de ninguém menos do que Marília Pêra. 

Em 45 anos de carreira, nossa  atriz, diva, musa, ativista ambiental, atuou em 28 novelas, 2 minisséries, 17 peças,18 filmes, além de muitas participações em Seriados e Programas da TV. 

Além de seu trabalho como atriz, atua em causas sociais e é ativista ambiental . Foi madrinha de instituições de saúde, como o Hospital Infantil do Câncer de Belo Horizonte, fortalecendo com sua imagem diversas ações de cidadania. Também participou ativamente de questões políticas, se engajou no passado na causa das “Diretas Já” e em 2007 organizou ao lado de Victor Fasano e Juca de Oliveira o movimento “Amazônia para Sempre”, que  coletou mais de um milhão de assinaturas em prol da preservação da Floresta Amazônica. Em 2018, lançou um documentário “Amazônia, o despertar da Florestania”, que traz depoimentos de vários ambientalistas e personalidades envolvidas com a causa. 

O tempo passa e La Torloni não perde o vigor. A cada trabalho, somos impactados por seu talento, ARTE …. e LUZ!


Popular Posts