Especial de carreira - Diná Toledo - A viagem

abril 10, 2016




A novela


A viagem foi uma novela exibida no horário das 19 horas, na Rede Globo de Televisão e ficou no ar de 11 de abril a 22 de outubro de 1994. Na verdade, o folhetim foi um remake de uma obra de mesmo nome transmitida em 1975, pela TV Tupi. A trama, escrita por Ivani Ribeiro (1994) contou com a colaboração de Solange Castro Neves com direção a cargo de Wolf Maya, Ignácio Coqueiro e Maurício Farias.
Ao todo foram 160 capítulos, que traziam como tema central a vida após a morte, inspirados na filosofia de Allan Kardec, o codificador do Espiritismo, também conhecida como Doutrina Espírita.
A novela se passou na cidade do Rio de Janeiro, com os núcleos divididos entre a família protagonista, Diná (Christiane Torloni); a família de Otávio Jordão (Antônio Fagundes) e o pessoal da vila.  As locações se davam entre a Barra da Tijuca, bairro nobre da Zona Oeste do Rio, onde a Diná morava, e no bairro da Urca, na vila de casas, onde a Estela, irmã de Diná morava. O núcleo cômico da novela, liderado pela inesquecível Nair Belo, também foi ambientado no mesmo bairro, na famosa pensão da Dona Cininha.
Cininha e sua turma eram os responsáveis pela graça e leveza da trama, com destaque para outra dama da televisão, Lolita Rodrigues, que deu vida a cabeleireira Fátima. Um outro grande nome que fez parte da Viagem foi a Laura Cardoso na pele da Dona Guiomar.
No quesito audiência, o folhetim é um dos recordistas na faixa de horário das 19h. O sucesso do enredo de Ivani Ribeiro fez com que o interesse pelo tema Espiritismo aumentasse muito no Brasil. De acordo com dados apurados na época (Memórias Globo), a novela fez com que os livros relacionados ao tema da Doutrina Espírita aumentassem as vendas em 50%.
A Viagem foi reexibida duas vezes no Vale a Pena Ver de Novo. A primeira, entre 28 abril e 12 de setembro 1997 e a segunda, a partir de 13 de dezembro de 2006. Para comemorar os 20 anos de exibição, em 14 de julho de 2014, foi ao ar o primeiro capítulo de A Viagem, no canal VIVA, onde foi registrada a maior audiência dentre todos os primeiros capítulos e a maior audiência dentre todas as novelas já exibidas no canal de reprises. Sendo assim, todas as vezes que a história de amor de Diná e Otávio é recontada, o sucesso é retumbante.


A Diná de Christiane Torloni
O convite para o papel de Diná surgiu quando Christiane ainda morava em Portugal. O diretor da novela, Wolf Maia, fez a proposta, e segundo a própria atriz, o chamado foi para um papel cômico. Só ao ler o roteiro e depois de já ter aceito o papel é que a Christiane soube realmente do que se tratava.


Personagens principais
DINÁ TOLEDO (Christiane Torloni) era a protagonista da história, uma ex-manequim, ex-modelo nos termos de hoje, que viajou o mundo e ganhou bastante dinheiro com a profissão. Ela era uma mulher de 39 anos, dona de uma locadora de vídeos e uma galeria de arte. Muito ligada à família, sempre fazia tudo por todos, sendo o verdadeiro elo que os une.
ALEXANDRE VELOSO (Guilherme Fontes) -  o irmão mais novo de Diná, desde sempre muito problemático e envolvido com drogas e álcool. No entanto, era incessantemente protegido por sua irmã.
OTÁVIO JORDÃO (Antônio Fagundes) - um advogado famoso, viúvo e pai de dois filhos: Tato (Felipe Martins) e Dudu (Daniel Ávila). Seu melhor amigo era o Dr. Alberto.
TÉO (Maurício Mattar) - marido de Diná, dez anos mais novo que ela, era arquiteto e tinha fama de conquistador.
DR. ALBERTO (Cláudio Cavalcanti) - um dedicado e bondoso médico, estudioso da Doutrina Espírita, amigo de infância do Otávio Jordão e também amigo íntimo da família de Diná.
ESTELA (Lucinha Lins) -  irmã de Diná, Estela era uma mulher forte, batalhadora, que criava a filha Bia (Fernanda Rodrigues) sozinha, depois que o ex-marido Ismael (Jonas Bloch) foi embora e nunca mais voltou (nunca diga nunca!).
RAUL (Miguel Falabella) – irmão mais velho de Diná, casado com Andrezza (Thaís de Campos).
LIZA (Andrea Beltrão) -  uma moça simples, cabeleireira, que tinha que trabalhar para sustentar a casa, o irmão músico e o pai desempregado. Ela começa a trama como namorada de Alexandre.
DONA MAROCA (Yara Cortes) ou Maroquinha como era carinhosamente chamada, era a matriarca da família Toledo, ficou viúva muito cedo e teve que trabalhar muito para criar os filhos. Era mãe de Raul (Miguel Falabela), Diná, Estela e Alexandre. A queridinha de Dona Maroca era Diná.
PATY (Viviane Ribeiro) era a filhinha de Diná e Téo.

O ENREDO

A novela começa com Alexandre tentando realizar um assalto na firma onde trabalhava. Contudo, ele foi surpreendido por um colega de trabalho. Eles discutem e o homem aciona o alarme para a polícia. Muito nervoso, Alexandre acaba atirando e mata o colega. O irmão mais novo de Diná é perseguido pelos policiais.
Ele consegue fugir e vai pedir ajuda a Téo, marido de Diná, que já conhecia o problemático Alexandre, e no lugar de ajudar resolve ligar para o irmão do jovem inconsequente. Raul chega e tenta convencer Alexandre a se entregar. Com a recusa, Raul e Téo se veem obrigados a entrega-lo a polícia.

                             
                             Alexandre e Diná, quando ela o visita na cadeia

Alexandre é preso, Diná sofre com isso e resolve pedir ajuda a um grande advogado criminalista, Otávio Jordão.

                     
                                Diná é consolada por Téo após condenação de Alexandre

Depois de julgado e condenado, Alexandre jura vingança aos que o traíram, o Téo, Raul e Otávio. Na prisão o rapaz morre, mas mesmo em outro plano foi o grande vilão da trama, atrapalhando, e muito a vida dos que ficaram na terra.


Diná e Téo


Diná e Teo viviam um casamento conturbado!


Diná era uma mulher ciumenta, insegura e vivia atormentava para atormentar o marido, Téo. Sempre queria saber onde ele estava indo, com quem, o porquê. O ciúme a transformou em uma mulher controladora, e por conta dessa característica, a relação dos dois já não era mais a mesma.

                       
 Diná e Téo (Foto: De revista, acervo pessoal Roberta Guarino)


Juntos Téo e Diná tinham uma filhinha de 4 anos, de nome Patrícia, mas que todos conheciam como Patty.

                                     Diná e Téo juntos à filha Paty.


Dinah e Estela


A amizade das duas irmãs era linda, sem defeitos - cá para nós até quem não tem irmã, tem vontade de ter tido quando pensa na relação fraterna de Estela e Diná. As duas tinham uma ligação telepática e conseguiam transmitir uma a outra seus sentimentos mais profundos de tristeza, sofrimento, angústia e felicidade. A conexão se dava de tal forma que uma era capaz de adivinhar quando a outra estava por vir!

                                      
           Diná e Estela 

Além de tia, Dinah Também era madrinha de Bia (Fernanda Rodrigues), filha de Estela, e ajudou tanto financeiramente quanto moralmente na criação da menina, desde que o ex-marido de Estela, Ismael, foi embora.


Diná aparece para Estela, já como espirito. 


Diná e Otávio

Otávio e Diná   
Eles começaram a novela se estranhando já quando Diná o procurou para que ele defendesse seu irmão mais novo, Alexandre, que havia sido preso sob acusação de assassinato. No entanto, Otávio negou o pedido da bela imediatamente, já que, coincidentemente, o homem que tinha morrido era um grande amigo. Como se não bastasse, Otávio ainda ajudou a promotoria na acusação de Alexandre, irmão de Diná, o que provocou a ira da ex-modelo.
Diná passou a odiar Otávio. Já ele começou a ter sensações de Déjà vu, levando-o a acreditar que a conhecia de outras vidas. Antes um homem cético, Otávio começou a crer no espiritismo e com a ajuda do amigo, o médico Dr. Alberto, conseguiu aos poucos e com muita paciência conquistar o amor de Diná. Uma delicadeza era mandá-la uma orquídea diferente todas as manhãs, como forma de dar bom dia!


      


Com Otávio, Diná conheceu o amor adulto e verdadeiro e depois de pouco tempo entendeu que ele era sua alma gêmea. O amor dos dois era sublime e foi capaz de modificar a Diná, que de ciumenta e possessiva passou a ser tranquila e confiante, sem os rompantes de histeria que costumava ter quando era casada com Téo.



Otávio e Diná, noite do primeiro beijo


Os dois ficaram juntos por um tempo muito curto, porém intenso, até que Otávio morre em um acidente. Diná sofre horrores, até encontrá-lo em outro plano, provando de um amor de outras vidas e transcendental.

Diná e Otávio conseguiram o que nem todo mundo consegue, viveram um amor além da vida. Na foto abaixo eles viram uma só energia:












O estilo de Dinah
Diná era uma ex-modelo, e por isso, muito ligada à moda. O figurino estava afinadíssimo com os anos 90, muito top cropped, barriga de fora, calças com tecidos leves e saias longas faziam a composição do visual. Além de estarem presentes as bolsas estilo saco que, inclusive voltaram com tudo recentemente (ALERTA old but gold!).

                                 
                                                   

A personagem tem duas fases bem marcantes, no começo da trama se veste muito com cores escuras, preto, cinza com uma pegada mais sensual e juvenil.


 

O cabelo em um corte bem curto e com ar moderno. Atenção para as unhas sempre pintadas de vermelho!

Ensaio para revista - Christiane na pele de Diná

Na segunda fase, Diná apresenta uma cartela de cores mais claras nas roupas, com tons de rosa, nude e branco.

Ensaio para Revista - Christiane na pele de Diná
          
Do outro lado da vida, Diná deixa o cabelo crescer um pouco, e as unhas agora são cobertas apenas por base transparente ou tons clarinhos.


Christiane como Diná na segunda fase da novela


TRILHA SONORA


Capa do CD internacional - A viagem

A Viagem – Tema de abertura
Compositores: Aldir Blanc/ Cleberson Horsth
Intérprete: Roupa Nova

Poeira de Estrelas – Tema de Otávio e Diná (Primeiros encontros, noites de amor)
Compositores: Hoagy Carmichael/ Mitchell Parish
Intérprete: Fafá de Belém

Quando Chove – Tema de Diná (Durante a separação de Téo, nos momentos que eles brigavam, e quando ela ainda lembrava dele)
Compositores: Vs. Nelson Motta/ Pino Daniele
Intérprete: Patricia Marx

Crazy – Tema de Otávio (Quando ele pensa na Diná, e quando estão juntos)
Compositores: Willie Nelson
Intérprete: Julio Iglesias

I Miss You – Tema de Diná (Quando Otávio morre, é pra chorar horrores)
Compositores: Clyde Lieberman/ Dee Dee Halligan/ Junior Torello
Intérprete: Haddaway


BASTIDORES E CURIOSIDADES

·    A trilha internacional de A Viagem foi um sucesso e vendeu mais de 600 mil cópias, graças à reunião de nomes como Julio Iglesias, Elton John, Paul Young, The Pretenders e Toni Braxton, entre outros.
·    A equipe de cenografia produziu 50 cenários e mais de 200 ambientes especialmente para a novela, ambientada no Rio de Janeiro.
·    As imagens do Céu foram realizadas em um campo de golfe em Nogueira, no distrito de Petrópolis, na região serrana do Rio.
·    O Vale dos Suicidas, para onde Alexandre (Guilherme Fontes) segue após sua morte, foi ambientado em uma pedreira desativada no bairro de Niterói.


GALERIA DE FOTOS DE CAPAS DE REVISTA





             

Referências: Canal Viva & Memória Globo

Texto por: Uane Junilhia 
Revisão: Raianna Farhat
Colaboração: Malu Souza e Roberta Guarino

You Might Also Like

7 Comments

Popular Posts