Image Map

10/09/2011

Christiane Torloni leva o prêmio Lilian Lemmertz


A atriz paulistana Christiane Torloni recebe, durante a Gala de Abertura do 9º Curta Santos - Festival Santista de Curtas Metragens, o prêmio Lilian Lemmertz pelo conjunto de seu trabalho no cinema brasileiro na edição do Festival que homenageia as mulheres. Com uma carreira que se divide entre o cinema e a televisão, Christiane Torloni coleciona os mais diversos papéis.

Atual protagonista da novela das nove horas da Rede Globo, "Fina Estampa", Torloni tem extensa carreira no cinema nacional, tendo participado de trabalhos como "O Bom Burguês" (1979), de Oswaldo Caldeira, "Rio Babilônia" (1982), de Neville de Almeida, "Onde Andará Dulce Veiga?" (2007), de Guilherme de Almeida Prado, e "Chico Xavier" (2010), de Daniel Filho.

Na televisão, estreou aos 19 anos na novela "Duas Vidas", de Janete Clair. Tem uma relação próxima com a titular do prêmio, já que viveu a filha de Lilian Lemmertz em "Baila Comigo", de Manoel Carlos. Também fez "Selva de Pedra" (1986), "A Viagem" (1994), "Mulheres Apaixonadas" (2003), "América" (2005) e "Caminho das Índias" (2009).

Tem participação política ativa, tendo sido uma das artistas engajadas nas Diretas Já, que reivindicava o retorno de eleições diretas no Brasil durante os anos 80. Também trabalha ativamente pela preservação da Floresta Amazônica e pelo fim da violência contra a mulher.

TROFÉU LILIAN LEMMERTZ. O troféu Lilian Lemmertz é concedido a atrizes que pelo conjunto de sua obra contribuíram diretamente para o fomento do mercado audiovisual nacional. Em edições passadas, o prêmio foi entregue às atrizes Eva Wilma, Júlia Lemmertz, Rosi Campos e Betty Faria.


Nenhum comentário: