52 reflexões para Christiane Torloni : Sabedoria

janeiro 26, 2010


Tema 34 - Sabedoria
por Ninna Martins




“Mestre não é aquele que sempre ensina, mas aquele que de repente aprende”.

(Guimarães Rosa)

“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”.

(Sócrates)


É natural associarmos a sabedoria à maturidade plena, a que soma compreensão de uma existência inteira, aqueles que a vida impõe desafios e ao transpassá-los, sentem segurança para transmitir os ensinamentos ao próximo combatente.


A sabedoria é a evolução do ser humano sobre as suas dúvidas e certezas. É o caminhar na direção do novo, porque o conhecimento não é findo. Sabedoria é acolhimento de amor, paciência, determinação, fé, humildade. Uma mente aberta aos pequenos sinais é uma mente disposta a embarcar nos mistérios da vida e enxergar os fundamentos de seus passos, sendo eles certos ou tortuosos.

Para um sábio não há desperdício de tempo e ações, tudo é válido. Ainda que não seja para si, será para os seus. Encontrar a sabedoria sem pontificar e derrubar as certezas dos outros é um passo árduo, saber visualizar no conhecimento do próximo uma possível ajuda no seu próprio caminhar é transpassar a barreira da arrogância, é viajar num mundo de possibilidades diferentes, que você jamais poderia perceber se estivesse só.

É dom para alguns, para todos ou para nenhum... É conhecimento de si, verdade com o mundo. Possibilita frescor e conforto às inseguranças de alguns.

Viver com sabedoria é conseguir superar a si na busca pela felicidade e realização, é o que tem feito Christiane Torloni – Luta para dar e acolher idéias; ao sentir uma emoção sincera – distribui a todos ao seu redor; ao falar com doçura e ao mesmo tempo com certa firmeza, num tom de voz inconfundível – ensina e, mesmo no alto de seu conhecimento, deixa aflorar a compreensão de que: “Ainda que conheçamos tudo, nada ao certo sabemos”.


Não se envergonha em aprender, criar possibilidades, reinventar aquilo que por ventura já pudesse estar pronto e, com sua audácia e vigor, deixá-lo em ponto ideal.

Sabedoria é conquistar a vida e extrair tudo o que de melhor possa existir nela.



[ Divisor de página para o tema 35 - Sacrifícios]

You Might Also Like

0 Comments

Popular Posts