Assine a petição para impedir a construção da hidrelétrica de Belo Monte no Rio Xingu

janeiro 18, 2011


A pedido de nossas queridas Christiane Torloni e Elza Costa, estamos iniciando aqui a campanha  para impedir a construção da hidrelétrica  de Belo Monte no Rio Xingu . Contamos com a participação de todos !

Se a hidrelétrica for construída, vai desviar e secar o Rio Xingu em um trecho de 100 quilômetros, conhecido como a Volta Grande, deixando o rio seco e povos indígenas, ribeirinhos, populações extrativistas e agricultores familiares sem água, peixe e meios de transporte. Além disso, vai inundar uma área de 668 quilômetros quadrados, inclusive parte da cidade de Altamira, contribuindo para a perda da biodiversidade, o aumento de doenças como a malária, emissões de gases de efeito estufa e outros graves problemas socioambientais.

Economistas, engenheiros e outros especialistas têm demonstrado que Belo Monte, cujo custo pode chegar a mais de R$30 bilhões, não é um projeto economicamente viável. Mesmo assim, o governo federal tem pressionado o BNDES a utilizar dinheiro do contribuinte brasileiro e de fundos de aposentadoria de empresas estatais para bancar um empreendimento como este, que é altamente arriscado.

Existem caminhos muito melhores para promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia, com respeito e envolvimento das populações locais e para atender às legitimas necessidades de energia do país, como investimentos em eficiência energética e fontes verdadeiramente limpas, como solar e eólica. 

Assine a petição abaixo, que será amplamente divulgada e entregue à  Presidente  e a outras autoridades brasileiras, como os presidentes do IBAMA, da FUNAI, do BNDES e do Tribunal Regional Federal da 1a Região.

Colabore conosco e faça a sua parte para impedir que uma usina “monstruosa”como esta afete desnecessariamente o homem e a biodiversidade da Amazônia!
Assine AQUI
* Repassem essa petição e divulguem para nossas redes sociais ( twitter, facebook, Orkut)
Essa usina de Belo Monte será um desastre!
Temos que conseguir essas 150 mil assinaturas urgentemente.
  


You Might Also Like

1 Comments

Popular Posts