A Loba de Ray-Ban - Talentosa Alcatéia

novembro 29, 2009


A história de Possi Neto com o teatro já daria mais de uma peça. A união dele com Leonardo Franco – idealizador do projeto – e a estonteante Christiane Torloni, resultou numa excelente revisitação do texto O Lobo de Ray-ban por um outro ícone teatral: Renato Borghi. Esta alcateia de lobos vorazes pelo palco ainda tem o esteio de Fabio Namatame nos figurinos deslumbrantes e fiéis, e outros aliados que fizeram da montagem um espetáculo, como o veterano Renato Dobal e a jovem Maria Maya que se faz acontecer. Um espetáculo que acrescenta ao original de 87 onde Cortez era o lobo-mor – agora vivido por La Torloni.

É teatro puro. Nada do chavão “meta-teatro”. São seres de carne-osso estimulados pelo fazer teatral a tal ponto de se encontrarem além das personagens, em meio a coxias, cortinas, refletores, tronos solitários, passarelas que ali, levam todos a si mesmos. Restos de cenário. Restos de gente. É uma espécie de terapia de grupo bem-sucedida com ouvintes (o público). Mais que isso: participantes, porque a peça pega, explicita o velado com prazer e tirania; com honestidade e doses de libertinagem; com vigor e inteligência. Que chato a ausência disso na vida.


Altamente teatralizada por Possi, o texto flui e tem-se a impressão de que está sendo falado por muitas bocas, porque vem de encontro a deslocamentos sexuais - como os tão falados (e desejados) triângulo amoroso e bissexualidade. Pelo menos ali, no palco, a imaginação se deixa executar. Principalmente para quem os vê e os deseja. Longe de dominações masculinas, de indiferenças, de idades opostas. O que vale é a contemporaneidade do sentimento, que busca a essência. Essa é a vibe. E isso não vai envelhecer. E é pelo teatro que a ruptura da mesmice vem. É por ele, que o público desvenda-se também “anormal” diante do poder que o artista tem, de se exercitar. De se testar. De se deixar levar pela gana, pelo tesão, ou pelo “encontrar-se” nas mais diversas formas de conflitos existenciais. Viver é passar por esses suplícios.



A Loba de Ray-ban merece ser vista. Merece ser analisada em suas reticências, em suas entrelinhas. É o bom gosto exposto com o rosto oposto a tudo que se priva. A tudo que se busca pelo contrário. Deixe seu ray-ban em casa e se encontre com essa gente talentosa, exuberante e que está lá trabalhando por melhorias: as internas, que são as mais buscadas. E as melhores.

* Crítica da peça " A Loba de Ray-Ban" feita por Darson Ribeiro, ator, autor e diretor teatral, também diretor do Teatro Bradesco, crítico de teatro do jornal DCI e do portal Onne.

FONTE: Portal Onne

-----------

Em tempo...

Mais uma foto de Lenise Pinheiro, dos bastidores de "A Loba de Ray-Ban"

Fonte: Blog Cacilda, de Lenise Pinheiro e Nelson de Sá

You Might Also Like

1 Comments

Popular Posts