Christiane Torloni e Ignácio Coqueiro no 9º Fórum Empresarial de Comandatuba
abril 21, 2010
Em fórum Ambiental, Christiane Torloni critica construção de Belo Monte
A atriz Christiane Torloni, que participa a partir desta quarta-feira do Fórum de Comandatuba, na Bahia, criticou, ao chegar para integrar os debates promovidos pelo LIDE, Grupo de Líderes Empresariais, a decisão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de dar seguimento à construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA).
O empreendimento, orçado em R$ 19 bilhões, é foco de disputas desde os anos de 1970 e desde o início da semana foi alvo de três liminares que buscavam barrar o leilão da usina. A Advocacia-geral da União (AGU) conseguiu reverter na Justiça todos os pedidos de paralisação do projeto.
"Fico preocupada com Belo Monte. Será que é uma obra de que o mundo precisa? Será que não está sendo feita porque se está no fim de um mandato", questionou, insinuando que a viabilização da hidrelétrica pode ter sido levada a cabo por conta do ano eleitoral.
Belo Monte será a terceira maior usina do mundo em capacidade instalada, com 11,2 mil MW, ficando atrás apenas de Três Gargantas, na China, com 22,5 mil MW, e da usina binacional de Itaipu, com 14 mil MW.
Sustentabilidade
"(No Fórum de Comandatuba o problema ambiental) é discutido não pela base da pirâmide, mas pelos donos das empresas, pessoas que podem mudar. Precisamos de uma consciência integrada", disse.
23 Comments