52 reflexões para Christiane Torloni : INTEGRIDADE !
julho 19, 2009POR JORGE NASCIMENTO
“A consciência é o melhor livro de moral e o que menos se consulta.”
Agir com retidão é um desafio diário. Muitas vezes pensamos uma coisa, falamos outra e terminamos por agir de maneira diferente. Nossa ética é influenciada por vários aspectos da vida e muitas vezes temos que agir de acordo com aquilo que a sociedade impõe.
Muitas vezes nos acomodamos às situações e nos deixamos levar, sem grandes expectativas para o futuro e colocamos nossos princípios de lado porque achamos que não vale a pena lutar contra a falta de ética que domina nossa sociedade. A mudança parte de cada um de nós.
“Isso gera mudanças em todos os níveis, a partir dos nossos lares, vizinhos, amigos, companheiros de trabalho. A gama vai crescendo até atingir o país como um todo. Lembre-se: somos elos de uma grande corrente e os pensamentos, palavras e atos de cada elo influenciam a corrente toda. Ao integrarmos pensamento, palavra e ato geramos uma energia que vai influenciar todos a nossa volta.
Ser íntegro e ético é o caminho para uma vida melhor, um país melhor, um mundo melhor. É difícil? Às vezes pode ser que seja. Mas só à primeira vista. ”
Coluna Filosofia de Bem Viver
O Movimento Amazônia para Sempre partiu de três pessoas, entre elas Christiane Torloni, e cresceu e conseguiu atingir um país. Várias pessoas se juntaram e conseguiram recolher mais de 1 milhão de assinaturas contra a devastação da Amazônia. Ser ético é lutar pelas causas justas que acreditamos, mesmo quando os responsáveis fecham os olhos.
Não podemos passar por cima dos valores só por ganância. Quando cada um faz a sua parte, mesmo que à primeira vista pareça insignificante, o mundo fica melhor. Christiane Torloni é um exemplo de ética e integridade e luta pelas causas que acha justas, não baixando a cabeça, quando outros com mais responsabilidades o fazem. Num mundo cheio de desigualdades, onde as pessoas cultivam o ter e não o ser, podemos não ter nada, mas tendo ética, podemos fazer a diferença e construir um mundo mais justo e mais solidário.
0 Comments