Christiane Torloni declama poesias e lança livro autobiográfico na Fliporto

novembro 16, 2012



Christiane Torloni leu poemas do ator, autor e diretor Eduardo Ruiz, presentes no livro "Violenta", na noite desta sexta-feira (16), no Solar Sarau da Marquesa, em Olinda, durante a Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto). Algumas poesias da obra fazem parte do espetáculo de dança "Teu corpo é o meu texto", estrelado por ela e com direção de José Possi Neto, que já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e pode chegar ao Recife em 2013.


José Possi Neto, Christiane Torloni e Eduardo Ruiz - Fliporto (Foto: Luna Markman / G1)
Possi também esteve presente no Solar Sarau da Marquesa, onde participou, junto com Torloni, de uma sessão de autógrafos do livro "Do Lobo à Loba", sobre a parceria que existe entre os dois, há 25 anos, permeada por nove trabalhos. Com curadoria da artista plástica Denise Mattar, a publicação reúne fotos e textos. "Esse livro seria um capítulo da minha biografia, que hei de escrever, mas achei que valia mais. Ele fala também da história do teatro brasileiro, com imagens que retratam talentos incríveis do país", falou a atriz.
Chamando-se de irmãos, com direito até a selinho, Possi diz ter encontrado em Torloni a intérprete ideal. "Meus espetáculos misturam música, ópera, dança e, apesar de não ser dançarina, ela se expressa com o corpo, transmite a emoção da personagem por meio do exercício físico", falou.

Ambos leram seus depoimentos presentes na abertura de "Do Lobo à Loba", depois Torloni declamou os poemas "Toda judiação vai acabar" e "Violenta", do livro de Eduardo Ruiz. "Ela consegue mergulhar nos meus universos muito bem", disse o autor. Esses universos misturam o Brasil caipira com o moderno, contemporâneo, trabalhando com imagens até cinematográficas.

Christiane Torloni na Fliporto (Foto: Luna Markman / G1)
Na quinta-feira (15), Christiane esteve presente no recital de Maria Bethânia, "Bethânia e as palavras", onde a baiana declamou poemas de autores de língua portuguesa e foi aplaudida de pé. "Ela sempre será uma referência, temos sempre o que aprender com ela", comentou a atriz.

Christiane Torloni foi convidada pela Fliporto, inicialmente, apenas para fazer a leitura dramática da peça "Boa noite a todos", do jornalista Edney Silvestre. O evento ocorre no sábado (17), na tenda principal, às 21h. O texto é inédito e será lido em público pela primeira vez no país. Também é a estreia de Edney como dramaturgo. "Ele é talentoso. O texto é muito triste, difícil, envolve sentimentos complexos, é desafiador", falou a atriz.




Fonte: G1, Instagram Francisco Guerra, Fliporto

You Might Also Like

0 Comments

Popular Posts