Repercussão de briga em novela surpreende Christiane Torloni e provoca debate

agosto 12, 2009

Para Christiane Torloni, brasileiros querem 'dar na cara de muita gente'.Psicanalista afirma que violência na ficção alivia estresse.


A surra que a personagem Melissa (Christiane Torloni), da novela “Caminho das Índias”, deu em Yvone (Letícia Sabatella), na semana passada, é candidata a entrar para a lista de momentos marcantes da teledramaturgia brasileira. Torloni está espantada, pois a cena teve uma repercussão bem maior do que ela esperava. Segundo a atriz houve comentários “de desembargador a lavador de carros".

Mas, para Christiane, há um motivo especial que explica a comoção das pessoas: “Acho que se essa cena passasse em outro país não teria a mesma repercussão. Essa surra atende a uma necessidade de muitos brasileiros neste momento pelo qual o país está passando, de impunidade, má gestão do dinheiro público, crimes. O que as pessoas querem é dar na cara de muita gente. Então, teve um efeito catártico e essa vontade de se vingar foi aliviada".

Violência em ficção tem efeito de catarse


Na novela, a personagem Melissa foi movida pelo sentimento de vingança, após ser traída pelo marido, e usou a violência para dar o troco na amante. Ciúme, inveja, vingança, dor e sangue são ingredientes básicos da ficção, que sempre mobilizaram o público.

Para Mauro Vitor Mendlowicz, professor do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Universidade Federal Fluminense (UFF), o efeito catártico citado por Torloni é legítimo: cenas de violência na ficção aliviam agressividade.

“Isso esvazia a carga emocional, as pessoas liberam os estresses delas. Ser traído é a emoção mais intensa que existe, talvez a emoção mais potente, é o que mais sucinta vingança e é bastante difícil de controlar”, afirmou o professor.


Mauro disse ainda que as mulheres, que por natureza são muito menos violentas, se sentem liberadas da agressividade que não são capazes de exercer: “É mais provável que isso contribua para que não haja crime do que contrario, porque quem vê a cena sabe que é ficção”.

Mas ele ressaltou que se fosse uma notícia, uma cena da realidade, a cena poderia provocar uma outra reação e, nesse caso, existiria o risco de ser ‘copiada’ pelo público.

‘Toda mulher traída tem fantasia de se vingar’


A vice-diretora do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Rita Mansur, afirma que para alguém se identificar e chegar ao ponto de copiar a cena de uma novela é preciso já existir uma pré-disposição.

“É claro que toda mulher traída tem a fantasia de se vingar. A fantasia existe, mas daí a realizá-la é um abismo”, alegou a psiquiatra, alegando que o homem se vinga de forma mais perversa do que a mulher.

Para ela, a reação da personagem Melissa foi proporcional à história. Ela acredita que Yvone, que é uma psicopata na trama, reagirá com uma violência ainda maior.

Ficção autoriza violência



Para o psicanalista Joel Birman e professor da UFRJ, na cena estavam em confronto duas psicopatas – Yvone, a clássica, e Melissa, “que se apossa dos bens do marido, vive em um mundo paralelo de futilidades e não reconhece a doença do filho, que é esquizofrênico, porque aquilo vai ferir a imagem dela na sociedade”.

Segundo Birman, a cena reproduz um padrão de comportamento que é instituído na sociedade brasileira. “Atingimos um nível de violência que hoje ela está em todos os espaços, inclusive nas relações amorosas”.

O psicanalista concorda que a violência na novela provoca um efeito catártico nas pessoas, mas, para ele, essa não é a única reação possível. De acordo com Birman, quando as pessoas se identificam com as cenas de ficção, se sentem autorizadas a agir a mesma forma na realidade:

“A relação das pessoas com o mundo da fama é de identificação. Filmes e novelas funcionam como parodia da vida, onde os atores ocupam lugar de ideais. A possibilidade de se sentirem autorizadas a agir igual existe. Só existe a catarse porque tem a identificação”.


E MAIS ...

Yvone se vinga da surra de Melissa


Está todo mundo curioso para saber como Yvone (Letícia Sabatella) vai se vingar da surra histórica que levou de Melissa Cadore (Christiane Torloni) em “Caminho das Índias”. Gloria Perez mata a curiosidade de todo mundo. “Espere pelo brinde que Melissa vai receber: uma cestinha de produtos indianos que fazem algum estrago na pele! O rosto dela vai ficar pipocando. Melissa e Sheila (Priscilla Marinho) vão ficar furiosas!”, conta a autora.

FONTE : G1 , EXTRA


You Might Also Like

0 Comments

Popular Posts