Image Map

13/05/2009

Christiane Torloni e Victor Fasano entregam as um milhão e cem mil assinaturas em Brasília


Em entrevista , Christiane e Victor emocionados falam sobre a entrega das assinaturas do movimento Amazônia Para Sempre e a importância da vigília como manifestação em prol da preservação da nossa floresta.


====> A vigília já iniciou e vários temas estão sendo debatidos sobre a importância da floresta . Christiane e Victor terão a palavra em breve [ 20:00]

====> Christiane Torloni discursa e relembra que já esteve há exatos 25 anos na mesma casa , lutando pela democratização do Brasil. Ela ainda era uma menina e tinha os mesmos sonhos . Christiane repetiu a frase de Martin Luther King: " I have a Dream". No final do discurso Christiane deu o seu grito em prol da Amazônia : Selva !

PRIMEIRO VÍDEO : CHRISTIANE TORLONI E VICTOR MOSTRAM AS ASSINATURAS E FALAM DA IMPORTÂNCIA DA VIGÍLIA AMAZÔNICA




SEGUNDO VÍDEO : DISCURSO DE CHRISTIANE TORLONI NO PLENÁRIO

O DESPERTAR DA FLORESTANIA

Eu dei um título a minha fala que por incrível que pareça eu aprendi no Acre há dois anos atrás , chama-se “ O despertar da florestania”.Como disse meu companheiro de luta , lutas, hoje é um dia especial. Dia de Nossa Senhora de Fátima e também quando se comemora os 120 anos da libertação dos escravos no Brasil . Então eu convido os presentes a uma oração silenciosa, particular e ecumênica da sua própria ave-maria, pedindo que nossa Senhora nos inspire essa noite e nos ilumine para essa vigília que agora começa. E O que é do céu ao céu, o que é da terra à terra ! Se bem que segundo Shakespeare: "Existe mais infinitas coisas entre o céu e a terra do que supõe a vossa vã filosofia" .

Há 50 anos atrás um grande homem, Martin Luther King lutou até seu último suspiro pela liberdade de um povo e pelo reconhecimento dos direitos democráticos de uma nação. Ao começar os seus discursos ele dizia uma frase que virou o seu lema e seu símbolo: I have a Dream. Eu tenho um sonho !

Há exatos 25 anos, nessa mesma casa , eu, uma menina de 25 anos e toda uma nação vimos o nosso sonho de avanço democrático ser pulverizado diante dos nossos olhos, espantados , quando uma minoria de senadores biônicos votou contra a vontade de milhões de brasileiros que lutavam pelas Diretas Já !

Hoje não existe mais senadores biônicos, nem categorias biônicas parlamentares, no entanto como dizem as más línguas ou as línguas más , para eles a opinião pública é lixo, pois apesar das liberdades democráticas e da força da comunicação com a convicção da sua imunidade e da sua impunidade eles continuarão a ser re-eleitos .

Estamos novamente num ano pré-eleitoral, então eu convido as línguas do bem, aqueles que entendem que a política é uma ciência maior, a se juntar a essas um milhão de vozes que estão aqui, aos 45 milhões que protestaram contra o desmatamento no site Globo Amazônia e aos 95% de brasileiros que realmente se manifestaram contra a devastação na enquete da data folha, a defender não somente com palavras, mas com gestos precisos e inequívocos esta que é a última floresta tropical do planeta.

Essa mesma opinião pública que vem sendo ignorada, desconstituída e ridicularizada, está aqui dizendo claramente que não aguenta mais ver a coisa pública usada como moeda de troca para anseios que só aumentam o poder, contas irregulares, mansões e castelos faraônicos .

Hoje muitos de seus estados têm sido castigado por enchentes, desabamentos ou estiagens nunca antes registradas. Mas do que qualquer outro argumento sobre o aquecimento global ou das mudanças climáticas, a própria natureza está gritando e bem alto que infelizmente já passou dos seus limites. Esta noite, esta noite ! Os que insistem em usar a nossa floresta como moeda de troca em seus negócios devem ser identificados e banidos nas próximas eleições.

A questão da Amazônia exige uma política de estado e não de nenhum governo . E se é mesmo verdade que aqui ainda resistem políticos que pertencem as mais arcaicas ideologias, é chegado o momento de como diz o nosso querido Shakespeare de transformar a velhice em sabedoria e reafirmar o compromisso de florestania com a nação e com o século 21 no qual entramos inexoravelmente .

A prova disso é que nessa noite , de histórico encontro democrático , a tecnologia está nos conectando não só com o Brasil, mas também com o mundo. Nós não estamos sós ! Ultrapassando as paredes desse plenário estamos sendo observados e também julgados.

Não nos enganemos a Amazônia é hoje a menina dos olhos de muitas nações que insistem em afirmar que ela é um Patrimônio da humanidade . Não podemos nos esquecer que ainda no final da era Bush assistimos a quarta frota espreitando os Mares do Cone Sul , portanto afirmar uma política severa de preservação é também um atestado inquestionável de soberania.

Hoje , 120 anos depois da assinatura da Lei Áurea, vamos também assinar a libertação dos escravos da ganância e da corrupção e garantir que o sonho de toda uma nação que nos acompanha hoje, não seja demolido novamente como há 25 anos atrás .

A democracia venceu o golpe da ditadura e hoje talvez ela não aguente golpes da própria democracia . Vamos juntos reafirmar o nosso amor pela floresta Amazônica .
Selva !

TERCEIRO VÍDEO : CHRISTIANE TORLONI NO JORNAL NACIONAL FALA DO AMAZÔNIA PARA SEMPRE

=====> Christiane Torloni lê os últimos depoimentos, do presidente da Fiesp e de Tony Ramos .Vigília termina 2:20 da manhã com sensação de dever cumprido . Que nossas vozes sejam ouvidas ! Obrigada Christiane e Victor por nos representarem tão bem !

QUARTO VÍDEO : CHRISTIANE TORLONI FAZ UM BREVE DISCURSO ENTREGANDO AS ASSINATURAS DO AMAZÔNIA PARA SEMPRE E APRESENTA VÍDEO

MAIS VÍDEOS [ EM BREVE ]

FONTE : FOTOS - AGÊNCIA SENADO

2 comentários:

Talita(Tatah) disse...

Gente e ainda me perguntam por que eu sou fã da Chris,simplesmmente por isso....vou mandar esse video pra todo mundo que me fizer essa pergunta.Tenho orgulho em ser fã de uma mulher forte,guerreira e destemida como a Chris,uma mulher que ao mesmo tempo em que diz palavras fortes para que salvemos a Floresta,se emociona......a emoção foi contagiante.Aplaudida de pé por pessoas que finalmente talvez tenham reconhecido a garra e fibra dessa mulher,que msmo depois de ter levado tantas rasteiras,teve a generosidade e olhar por um bem mundial.Conseguiu ouvir o grito que a Floresta estava dando e que muitas vezes era ignorado por autoridades.Sou fã dessa mulher por mais esse motivo......me emocionei e aplaudi,parada em frente ao computador,apenas observando a Chris que mais uma vez mostrou por que é tão admirada.Amo muito!

iria neumann disse...

Muito louvável a iniciativa da cristiane torloni e victor fasano pela preservação da amazania.Mas será que ambos conhecem pelo menos a capital Belem ou Manaus?pois é muito fácil tá em horario nobre na maior rede de televisão roupas de grife sm sequer saber da Verdadeira realidade daamazonia!Eu sou uma cidadã que fui ¨despejada¨aqui nos anos 70 ainda criança para garantir a soberania nacional com o lema ÏNTEGRAR PARA NÃO ENTREGAR¨, onde só trouxeram pobres e analfabetos para servir de ¨cobaias¨E ainda depois de trinta anos não querem que essa região tenha asfalto, tenha infrainstrutura?? Os nobres atores tem que lembrar que aqui tem milhares de pessoas, que centenas de pessoas perderam suas vidas em prol de garantir a aamazonia para o Brasil.Pq os nobres atores ao invés de ir para Paris, não veem fazer VIGILIA na Transamazonica, passar a noite dentro de kombis atoladas na lama, dormir sentadas dentro delas cheia de mosquitos? E quantas mães com filhos doentes precisam se deslocar para outra cidade e passam por toda essa peregrinação!!Tenho um trabalho de combate á corrupção no municipio de uruará, onde moro e sugiroa que atriz cristiane torloni começe um grande movimento de combate á corrupção pelo Brasil afora, que farei parte tbm, como aquela pels DIRETAS JA!que foi lindo!!!Nao é a amazonia que ta se exterminando é a CORRUPÇÃO que ta acabando com ela!!moro há trinta anos aqui,quero progresso, quero ter direito á CIVILIZAÇÃO!! Se querem a amazonia intacta?nos indenizem e levem nos de volta de onde nos trouxeram, ou nos dão dignidade para viver aqui.

IRIA NEUMANN URUARÁ =PARÁ