52 reflexões para Christiane Torloni : FÉ !

julho 12, 2009

TEMA 16 - FÉ

POR GISELE REIS


“A força mais potente do Universo? - A fé.”

Madre Teresa de Calcutá


A fé, fonte sublime da vida, pois sem ela o caminhar diário torna-se fardo; os acontecimentos ruins, tragédias; os desentendimentos, puras frustrações. O sentimento de fé transforma os mais duros percalços em possibilidade de vitória, os sentimentos mais mesquinhos em momentos de reflexão. Com fé, não há pesar, não há desconforto mental ou físico, apenas vislumbra-se um longo caminho pela frente a ser trilhado.


De fé realmente precisamos quando nos deparamos com a violência, seja ela social, física, econômica ou psíquica. Devemos ser capazes de acreditar que o ser humano sempre evolui para o belo, que suas ações ruins servirão para despertá-lo sobre a importância da generosidade e da solidariedade. Como disse Mahatma Ghandi:


"Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo."


Sem fé, entrega-se os pontos diante das mais diversas situações, pois o futuro não é dado como o porvir, mas como o presente constante.


O mundo vive um momento de instabilidade em todos os reinos: no material, no social, no político, no espiritual. Muitas vezes sentimos que a humanidade está irremediavelmente perdida, que não evoluímos, mas sim retrocedemos à barbárie. Mas o que é esse pensamento senão a mais pura falta de fé. A fé que nos faz seguir rumo à transformação do feio em lúdico, da fome em abundância, do medo em coragem, do sonho em realidade!

Devemos diferenciar a fé construtiva da fé que destrói crenças, vidas e sentimentos. Ninguém, por mais absoluta fé que possua em algo, tem o direito de destruir sonhos e vidas alheias. Devemos ser capazes de sermos crentes e, ao mesmo tempo, defensores incansáveis da liberdade de crer. Devemos acreditar piamente em nossos sonhos e persegui-los com afinco, sem que para isso tenhamos que impedir que outros sonhem e também conquistem seus desejos.


A fé está presente nos gestos mais simples e singelos: no olhar feliz de uma criança, no comemorar das conquistas, no abraço entre entes queridos, nos conselhos dados espontaneamente. Mas também está nas lágrimas derramadas de quem sofre, porque no momento seguinte sempre será preciso levantar e seguir adiante, com a mais pura certeza de que na vida tudo passa!


Precisamos, acima de tudo, ter fé em nós mesmos, acreditar em nossas habilidades para realizar algo grandioso, algo de que nos orgulhemos, nem que seja simplesmente alcançar o mais simples dos objetivos. Afinal é para isso que vivemos, para construir vidas e dividir sonhos. A fé em nós mesmos nada mais é do que o amor próprio, o saber que somos dignos das mais incríveis realizações. Devemos ter em mente que o pensamento é o começo de qualquer realização: se queres construir algo, construa primeiro em sua mente, e acredite que seus esforços jamais serão em vão.


Se não formos capazes de acreditar em nossa humanidade, como querer transformar o mundo, influenciar mentes em direção aos bons atos? Somente os seres humanos cientes de seu poder de persuasão rumo aos mais nobres valores, serão realmente capazes de humanizar os desumanos, de transformar mente perdidas em mentes criativas, de levar do ócio à produtividade.


Os grandes feitos só vêm de homens de fé, e essas pessoas são facilmente detectáveis pelo poder de atração que exercem sobre os demais, pela admiração que despertam nos mais diversos seres. Você Christiane, tem sido uma pessoa de fé, que destrói barreiras, que modifica pensamentos, que estimula bons hábitos, que fortalece causas e, melhor, constrói causas. Tudo que você faz é carregado de fé, de esperança em melhores dias e na capacidade do homem de mudar seus atos rumo ao enobrecimento do espírito humano. Você é a prova viva de que a fé move montanhas, de que a persistência engrandece e de que a vitória só se alcança com muita vontade. Pra você eu dedico uma música cantada pelo Erasmo Carlos, “Semente do Amanhã” que, para mim, diz muito de você:


Ontem um menino que brincava ali falou que hoje é semente do amanhã.

Para não ter medo que esse tempo vai passar

Não se desespere não, nem pare de sonhar

Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs

Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar

Fé na vida, fé no homem, fé no que virá

Nós podemos tudo, nós podemos mais

Vamos lá fazer o que será!!”


Obrigada pela fé que você desperta nas pessoas que te admiram!


[ Divisor de página para o tema 17 ]

You Might Also Like

0 Comments

Popular Posts