52 reflexões para Christiane Torloni : DESCANSO !

julho 05, 2009


TEMA 8 - DESCANSO

Por Giovanna Scheleder


“Deve ser dado descanso aos espíritos; repousados, eles ficam maiores e mais vigorosos”

Sêneca, escritor e intelectual do Império Romano



Descanso: palavra que por si só já é capaz de acalmar corpos e espíritos. Diga a alguém que este merece um minuto de descanso e verá logo brotar um sorriso em sua face. Sorriso que vem de um trabalhador que sabe que cumpriu bem suas tarefas diárias e por isso merece esse momento de paz.


Momento de paz sim, pois um momento de descanso é muito mais que um tempo livre para o corpo, para o físico. É também um tempo para a mente, para o intelectual, para fugir da rotina diária, que ao mesmo tempo que é capaz de deixar uma pessoa realizada, a deixa também cansada. Porém, tal cansaço só poderá ser plenamente saciado a partir do momento em que as tarefas e obrigações tiverem sido devidamente cumpridas. Afinal de contas, não há como a mente descansar se o corpo não sentir que tiver completado tudo o que devia. Parece ser claro que os que aproveitam totalmente seus momentos de descanso, raros muitas vezes, são os que trabalham muito e bem. Aqueles que não têm obrigações e trabalhos diários não sabem apreciar da mesma forma tempos de calma e de fuga da rotina. Por isso, descanso é uma palavra que só é plenamente conhecida por indivíduos trabalhadores.


E o momento de descanso é capaz de aproximar duas linhas diferentes de pessoas: aqueles que felizmente trabalham com gosto e são realizadas no que fazem, e aqueles que por um motivo ou outro não foram capazes de conseguir uma atividade que seja capaz de lhes completar. Estes, desejam suas horas de descanso para fugir da rotina que não é feliz. Aqueles, esperam suas horas de descanso não tanto para escapar da rotina, já que esta os satisfaz, mas sim porque no final do dia, ninguém é de ferro. Por mais que um goste, mais do que isso, ame o que faz, não é capaz de fazê-lo seguidamente vinte e quatro horas ao dia sem tirar um momento para si mesmo, para pensar e focar em outra coisa. Alguém que acredita que é capaz de trabalhar sem parar por um momento chega a ser um tanto pretensioso. Ninguém é capaz disso, nem mesmo a mente mais poderosa ou o indivíduo mais forte.


Vale lembrar que se trata não apenas do descanso do corpo, que se exercita o dia inteiro, mas também da mente, que trabalha sem parar. Mente que mesmo no momento em que o corpo está parado, faz planos, imagina cenários, monta estórias. E que por estes e outros motivos necessita igualmente de um momento de paz e tranquilidade. Afinal de contas, como bem diz a frase que dá início a este texto, é necessário dar descanso aos espíritos para que voltem revigorados e prontos para uma nova linha de batalhas. Para encarar um personagem como deve ser, o espírito deve estar tranquilo e pronto para a nova atividade; para encabeçar uma luta sem fim pela Amazônia, a mente e também o corpo devem estar preparados para entrar num caminho sem volta.


Sabendo agora da importância de um momento de descanso, como fazê-lo? Há alguma forma de aproveitá-lo ao máximo, melhor do que outra? Esse é uma resposta única e individual. Para uns, só o completo ócio resolve; outros, só ficarão 100% revigorados depois da devida meditação; há aqueles que descansam ao lado da família; outros que preferem ler um bom livro ou ficarem estirados na frente da televisão. Não há uma receita para a melhor forma de descansar. O que parece funcionar mais do que qualquer outra coisa, é fazer aquilo que gosta: sozinho, acompanhado, em casa, fora. Porém, parece que uma das formas mais eficientes são as viagens. Tirar uns dias de folga, ir para a praia, para o campo, para cidades grandes ou pequenas, tranquilas ou agitadas, não importa. O que importa de fato é a tranquilidade de espírito, saber que aquele momento é de descanso, da forma que este se apresentar. O necessário é a tranquilidade de corpo e espírito, física e mental, merecida por aqueles que são felizes e que trazem felicidade a tantos outros.


O momento de descanso serve ao final para transformar fracos, cansados e vencidos em fortes, renovados e vencedores!


[ Divisor de página para o tema 9]

You Might Also Like

0 Comments

Popular Posts