52 reflexões para Christiane Torloni : DESAFIO !

julho 05, 2009

TEMA 7 : DESAFIO

POR MAYARA CELEGHINI DE OLIVEIRA


"Assim como os pássaros, precisamos aprender a superar os desafios que nos são apresentados, para alçar vôos mais altos."

Dirk Wolter


Quando pequenos, os pássaros são alimentados pela mãe e nunca se arriscam a sair do ninho. Ficam sempre ali, confortavelmente seguros. Então, num dado momento, a vida lhes apresenta um desafio: é hora de aprender a voar e deixar as mordomias do reconfortante ninho materno. Desafio perigoso, mas que é preciso vencê-lo. E esse é apenas o primeiro de muitos outros que virão.


Conosco não é diferente. Desde o princípio, a vida nos presenteia com desafios difíceis, dolorosos e muitas vezes aparentemente impossíveis. Muitas das vezes desistimos antes mesmo de tentar vencê-los. Pensamos que não somos capazes, que não temos a habilidade necessária para isso, que não estamos psicologicamente preparados. Nestes momentos, milhares de impedimentos nos vêm à cabeça, dos mais insensatos. Será mesmo que existe algo assim tão impossível? Ou será que muitas vezes somos nós mesmos que colocamos, com nossas mentes férteis, barreiras em nossos caminhos?


A verdade é que o segredo de tudo na vida está no querer. Quando desejamos algo com a mais alta intensidade, encontramos forças em fontes dentro de nós que nem imaginávamos que existissem. Desafios fazem parte da vida, não podemos temer. Claro que há sempre a possibilidade de fugir e sairmos da luta sem lutar, não seríamos assim tão perdedores. Ou seríamos? O que é pior: lutar por algo até o último instante, usar todas as forças até que elas se esgotem e sair da batalha como alguém que tentou; ou temer pela derrota e abandonar a luta? Os covardes não lutam, mas também não conquistam.


Por maior que pareça o desafio, é sempre preciso tentar. Sair dele com a plena consciência de que você ao menos tentou, ao menos buscou, ao menos lutou. Lutou dignamente, até o último instante, usando de todas as armas que tinha em mãos. Perder, nesse caso, seria indigno? Nunca é.


Embora não conquistemos o objetivo principal, sempre sairemos desse desafio que nos foi imposto pela vida com um prêmio maior, um prêmio de extrema importância: experiência, aprendizado. E isso, nada nem ninguém pode nos tirar. Há prêmio maior?


Christiane, nunca desista dos seus sonhos e jamais tema os desafios que a vida ora ou outra possa pôr em seu caminho. A força para enfrentá-los está dentro de você, basta buscar!


[ divisor de página para o tema 8]

You Might Also Like

0 Comments

Popular Posts