52 reflexões para Christiane Torloni : JUVENTUDE !

julho 19, 2009


TEMA 21 - JUVENTUDE
POR SARAH RODRIGUES


“Quarenta anos é velhice dos jovens. Cinqüenta anos é a juventude dos velho.s

A juventude não é um período de vida. É um estado de espírito, um efeito da vontade”

Victor Hugo


Não é porque vivemos certo número de anos que envelhecemos; envelhecemos porque abandonamos nosso ideal. Envelhecemos porque deixamos de aproveitar a vida, de rir. Temos que nos sentir jovens, amar a vida, cantar a vida, abraçar a vida, perdoando até as pedras que a vida nos joga no rosto, não se importando com a idade que temos.

“Sofremos não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo confiscado de nós, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar”.

Carlos Drummond de Andrade

Mesmo chegando aos 52 anos, sinto que você, Chris, tem vontades que não dependem da idade, e sim da mentalidade. Essa juventude que você passa é fruto de muita obstinação, força de vontade e garra. Como uma frase dita por você mesma: O ideal é experimentar tudo. Namorar, noivar, casar, ter filhos, criá-los, casá-los, perdê-los. As pessoas têm de experimentar a vida. Isso faz com que você, seja uma pessoa jovem, experimentando de tudo, ultrapassando as barreiras do preconceito”.

Apaixone-se pela dança, pela manhã, pelas canções, apaixone-se cada dia mais e mais, pois o tempo vai passar e com ele todos irão envelhecer. Apaixone-se pela vida. A juventude não se trata de uma época da sua vida e sim uma questão de força, de uma rica criatividade, de vontade de permanecer nela, e isso você tem de sobra. Não nos sentimos jovens pela idade, mas sim pelo modo que vivemos.

Podemos ter 20 anos e nos sentir isolados, sem vontade de viver ou fazer algo; ou ter 70 e viver a vida como se cada dia fosse o último de nossas vidas. Se sentir jovem é ter sonhos e lutar para alcançá-los, ter determinação e não se deixar vencer pelos obstáculos que muitas vezes encontramos pela frente, é viver intensamente, é acordar de manhã, se olhar no espelho e se sentir linda (você sempre foi) com alto astral.

Gostaria de terminar, destacando declarações suas a respeito da juventude.

Temos que procurar o lúdico, nos divertir, dizer sim, estarmos abertos para a vida. Por exemplo, no meu aniversário, ganhei uma bicicleta. Foi maravilhoso, não podemos deixar nossa criança interna morrer”.

“Assim como comer e beber, é preciso fazer sexo e cultivar o amor. Vivemos num país onde as pessoas acham que o tesouro está na juventude, mas existem possibilidades na minha profissão que só posso explorar depois dos 50 anos mesmo. E isso é lindo”. “Todos os papéis que fiz foram bons e não os interpretei por conta da minha idade e, sim, pela minha luz”.

“Sou jovem sim, caminhando para os 52, e com o pé nos 20, 30, 40 ... Sou mulher, sou ser de Deus, sou caçadora da felicidade ... Isso não tem idade”.

Christiane Torloni




[ Divisor de página para o tema 21]

You Might Also Like

0 Comments

Popular Posts